segunda-feira, 3 de junho de 2013

Situação de aprendizagem contemplando a diversidade.

Público alvo : 9°ano

Aulas previstas : 6

Material: Texto : "Pausa" ( Moacir Scliar)- Filme: "Se eu fosse você" - Texto: "Pausa" (Mário Quintana) - 
Música: "Cotidiano" (Chico Buarque)

Objetivos da leitura : Trabalhar as diversidades na sala de aula. Pausas para abordar intertextualidades.
Enriquecimento do vocabulário. Sinais de pontuação. Sonoridade no texto (Pausa)

Organização dos alunos:

Alunos agrupados em duplas ( Selecionados pelo professor- alunos com dificuldade auxiliado com alunos com menos dificuldade).

Conteúdo e temas : Reconhecer as características do gênero crônica narrativa. Fazer o levantamento prévio sobre o assunto (cotidiano), relacionamento no casamento e no trabalho. Levantar hipóteses sobre o cotidiano, fatores repetitivos no dia a dia, tudo a respeito do texto. Utilizar o registro da escrita de um parágrafo para melhor compreensão do texto.

Leitura compartilhada : Confirmação das expectativas criadas antes da leitura. Localização da idéia principal ou do tema.
Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências ( consulta à dicionários). Identificação de palavras chave para determinar conceitos. Leitura da narrativa com ênfase em produção de crônica. Paragrafação e conceito de denotação e conotação.

Estratégia : Trabalho direcionado a grupos produtivos(alunos monitores). Comparação de textos organizados com base da tipologia narrativa, analise de texto dos alunos sempre fazendo intervenções. 

Recursos : Textos, utilização da internet, sala de informática, sala de leitura, filme e música.

Avaliação : Produção coletiva de crônica narrativa que retratem o cotidiano do aluno. Troca de impressões sobre o texto. Expressar experiências embasadas no conteúdo do filme que retrata o dia a dia de um casal que troca de identidade.

Intertextualidade : O homem nu (Fernando Sabino)

Diversidade: Os alunos devem ser estimulados a escrever o nome do personagem da história o começo e o final. Caso ele não consiga o professor deve ajuda-lo sendo seu escriba. Oferecer livros, revistas, suplementos de jornais diversos e estimular os alunos a fazer listas de palavras ilustrando-as com desenhos ou recortes ( registro que tenha significado para eles ), já os alunos com menos dificuldades devem assinalar os problemas e fazer comentários.      
  

Um comentário:

  1. Pessoal, apliquei essa atividade e os alunos gostaram muito .Houve bastante troca de informação entre os alunos.

    ResponderExcluir