sábado, 15 de junho de 2013

Criação de uma situação de aprendizagem. 


Texto: Pausa (Moacyr Scliar)

--------------------------------------------------

I - Atividade Pré-Leitura:
 

· Apresentar a seguinte imagem para a sala:





. A partir da visualização da imagem pelos alunos, questioná-los sobre qual a função dessa tecla no controle remoto/videogame. Em quais momentos utilizamos.
· Trabalhar com o significado que podemos inferir do título do conto “Pausa” a partir da ideia retirada da análise da imagem.
· Colocar a música “Paciência – Lenine” para tocar.



· Definir o significado da palavra “pausa”.
· Em quais momentos de nossa vida precisamos de uma “pausa”.


II - Atividade durante a leitura:

· Leitura do texto feita pelo professor.
· Ao deparar-se com palavras desconhecidas, pedir para que falem “pausa”, e então, marcar as palavras para uma posterior pesquisa no dicionário.
· Perceber as “pausas” do texto marcadas pelo uso da pontuação.


III - Atividade Pós-Leitura:

· Pesquisa de palavras desconhecidas no dicionário em duplas. (No caso de algum aluno tiver mais dificuldade, colocá-lo junto de algum que tenha mais facilidade para realizar a atividade).
· Levantar questionamentos acerca da rotina e correria diária que enfrentamos.
· Reflexão sobre a pausa que Samuel dava todo domingo e as possíveis causas desse ato.


3 comentários:

  1. Sandra Gostei muito de sua atividade , os alunos adoram quando trabalhamos com visualização.

    ResponderExcluir
  2. Oi Silmara! Desculpe responder só agora. Que bom que você gostou, na verdade isso tudo foi ideia de um grupo. Mas está valendo, né, beijos

    ResponderExcluir