quarta-feira, 12 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem 1 No Aeroporto

Estratégias para compreensão do texto

No aeroporto
Carlos Drummond de Andrade

  • Antes da Leitura: Revisar o gênero crônica narrativa. Trabalhar biografia, interrogar-se já leram sobre o autor, comentar sobre ele.
       Conhecimento prévio: levantar o conhecimento e visão do mundo (hipótese) dos alunos em relação a estrutura e o assunto que aparecerá no texto. Ex: O que sugere o titulo do texto?


      Leitura compartilhada do texto

  • Durante a leitura

Inferências: conferir ao longo da leitura se as hipóteses, a visão do mundo e os conhecimentos dos alunos se confirmaram. Dar opiniões sobre estrutura do texto e marcas do autor. Argumentar. Verificar se entenderam as ideias que o autor deixou implícitas. Comentar os fatos e situações. Explorar os elementos da narrativa. Enfatizar a personagem Pedro. Ex: Qual a sua opinião sobre o comportamento da personagem do texto?
Localização de informações: sublinhar ou copiar trechos.
Comparação de informações: perceber a ideia principal do texto e relaciona-la ao tema (chegada e partida).

  • Depois da leitura: trocar as impressões, comentar e sintetizar o texto lido.
Generalização: partir de um desafio e propor soluções relacionadas ao tema. Ex: Usar o titulo para mostrar a importância de Pedro (encontros e despedidas).
Síntese: ao escrever um texto o aluno consegue expressar seus conhecimentos, ideias, e pensamentos. É importante que o aluno se envolva e se emocione.
Registrar: uma produção coletiva reforçando aspectos gramaticais de pontuação, paragrafação, seguimentação, vocabulário, frase, oração, período.
Usar música e trechos de filme

Exemplo de atividades: recortar parágrafos de texto e reorganiza-los.



                                                                         Avaliação

Pulblico alvo:  6º ano
Tempo previsto: 4 aulas
Definição:  Trabalho em grupo
Desenvolvimento das ações: organização da sala em círculo de debate, relembrar as hipóteses iniciais dos acontecimentos do texto. Pesquisar novas palavras e expressões.Reconto e reescrita em dupla.Auto-avaliação.
 Por ser uma crônica narrativa, seu texto deve conter  os principais momentos da ação: situação inicial, conflito, climax e desfecho. Imagine o conflito da crônica e depois desenvolva seu texto.
Defina se o narrador  será em 1ª ou 3ª pessoa.Fique atento aos verbos e pronomes.
Seu texto deve ser organizado a partir da tipologia narrativa( enredo, personagens, tempo e espaço).Deve ser  curto, tratar de temas cotidianos e de fácil entendimento.Pense em um final que surpreenda o leitor ou o ouvinte de sua crônica. Não esqueça o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário