domingo, 9 de junho de 2013

TEXTO PAUSA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO TEXTO PAUSA DE MOACYR SCLIAR.

PULBLICO ALVO: ALUNOS DO 9º ANO
AUULAS PREVISTA:06

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CONTEMPLANDO A DIVERSIDADE

 MATERIAL:Texto Pausa de Moacyr Scliar
Filme se eu fosse você
texto: Pausa de Mario Quintana

Música : Cotidiano de Chico Buarque

                                                  
                                                        OBJETIVOS DA LEITURA

Trabalhar as diversidades em sala de aula, pausas para abordar intertextualidade.
Eriquecimento do vocabulário.
Sinais de pontuação.
Sonoridade no texto (pausa)

                                                         ORGANIZAÇÂO DOS ALUNOS

Alunos agrupados em duplas(organizadas pelo professor , de acordo com o grau de dificuldades do
aluno).
                                        CONTEÙDOS E TEMAS


Reconhecer as características do gênero crônica narrativa.
Fazer leventamento prévio sobre o assunto( cotidiano), relacionamento no casamento e no trabalho.
Levantar hipóteses  sobre o cotidiano, fatores repetitivos no dia-a -dia   tudo á respeito do texto.
Utilizar o registro da escrita de um parágrafo para melhor compreensão do texto.

                                   
                         
                       LEITURA COMPARTILHADA

Confirmação das expectativas criadas antes da leitura.
Localização da idéia principal ou  do tema.
Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências ( consulta a dicionário).
Identificação de palavras-chave para determinar conceitos.
Leitura da narrativa com ênfase em produção de crônicas.
Paragrafação e conceito de denotação e conotação.

                                                      ESTATÉGIA
Trabalho direcionado a grupos produtivos ( alunos monitores).
Comparação de textos organizados  com base  na tipologia narrativa.
Análise de texto dos alunos sempre fazendo intervenções.

                                                              RECURSOS  :
Texto
Utilização da  internet, sala de informática;
Filme
Música

                                                      AVALIAÇÃO

produção coletiva de crônica narrativa que retratem o cotidiano do aluno.
Troca de impressão sobre o texto.
Expressar experiência embasada no cotnteúdo do filme  que retrata o dia-a- dia de um casal que troca de identidade.
            
                                                               INTERTEXTUALIDADE

     "O HOMEM NU"  FERNANDO SABINO.

,
Os alunos devem ser estimulada á escrever o nome da história , o nome dos personagens o começo e o final.
Se ele não conseguir, o professor o deve ser seu escriba e ler para ele.
Oferecer livros, revistas, suplementos de jornais diversos e estimular os alunos a fazer listas de palavras ilustrando as com desenhos ou recortes( registro que tenha significado para eles,já com menos dificuldades devem assinalar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário