terça-feira, 11 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO TEXTO: MEU PRIMEIRO BEIJO.

                              SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO TEXTO: MEU PRIMEIRO BEIJO DE ANTONIO BARRETO.

                              Público alvo: alunos do 8º ano e 9º ano do Ensino Fundamental.
                   
                     SONDAGEM ANTES DA LEITURA:

  • Apresentar imagens de casais se beijando para observarem a relação.
  • Levantar hipóteses sobre o tema "Amor".
  • Professor, trazer para a sala de aula uma pesquisa sobre o significado do beijo nas diversas culturas do mundo.
  • Indagar qual o significado do beijo?
  • A partir do título, qual será o tema do texto?
  • Análise de músicas como: "Já sei namorar" (Tribalistas), "Na base do beijo"(Ivete Sangalo),"Beijo, beijinho e beijão"(carrossel),"Ela só pensa em beijar " ( Mc Leozinho). Relacionar a letra com a realidade do aluno.
                    ESTRATÉGIA DURANTE A LEITURA:
  • Pesquisar palavras desconhecidas pelos alunos, usando o dicionário.
  • Leitura fragmentada para levantar hipóteses para as seguintes questões:
          1- Por que o menino é chamado de "cúltura inútil"
          2- O que o garoto quis dizer com a expressão "Você é glicose do meu metabolismo".
          3- Por que ele assina com uma letra minúscula?
          4- Você considera este garoto um NERD?

                    DEPOIS DA LEITURA:

  • Que público alvo este texto atinge? 
  • Qual o memento da vida deste personagem?
  • Em relação ao foco narrativo, podemos dizer que está em 1ª ou 3ª pessoa? Justifique a sua resposta com uma passagem do texto.
  • Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo?
  • Quais as mudanças que ocorreram com a narradora -personagem em relação ao menino?
  • Explique a seguinte frase: " As contas do telefone aumentaram, depois diminuíram".
  • Como podemos retratar o tratamento ao sentimento "amor" no texto?
  • Como podemos caracterizar psicologicamente as personagens?
                   PRODUÇÃO ESCRITA:
  • Escreva o desfecho desta história de acordo com a sua imaginação.
                    PROPOSTA DE FILME:
  • Meu primeiro amor.
                    HABILIDADE E COMPETÊNCIA:
  • Utilizar a linguagem na escrita e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos, de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.
                    AVALIAÇÃO:
  • É vista como um processo contínuo, explicitado nas participações dos alunos, em suas atividades, produções escritas, para verificar se os alunos adquiriram os conhecimentos visados.

          

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário